Corpo de Roberto Talma é cremado no Rio

Cremação acontece no mesmo local onde foi o velório do diretor da Globo, neste sábado, 25, no Memorial do Carmo, Zona Portuária do Rio.


Maria Zilda Bethlem (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Maria Zilda Bethlem (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
Após o velório, que reuniu amigos e parentes de Roberto Talma, o corpo do diretor da Globo foi encaminhado para a cremação neste sábado, 25, em cerimônia fechada para familiares e amigos mais próximos. A cerimônia, que durou aproximadamente 20 minutos, aconteceu em na capela celestial do Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária do Rio. A família rezou, leu poemas e prestou suas últimas homenagens.
Após a cremação, a ex-mulher de Talma, Maria Zilda Bethlem, conversou com a imprensa. Muito emocionada, ela disse que as saudades são eternas: "O que vou dizer? Vocês sabem tudo da vida dele e da minha vida... Nós éramos muito amigos e companheiros. Vou sentir muitas saudades dele... para sempre. Mas não posso ser egoísta porque ele precisava descansar. Estou contente que agora ele está em paz". Paula Burlamaqui foi outra que não conseguiu conter a emoção e deixou o local aos prantos.
Minutos antes, o padre Jorjão fez uma bênção com todos os presentes ainda na capela 1, onde aconteceu o velório. "Falei sobre vida eterna, que estamos aqui de passagem. Fizemos a oração de São Francisco e cantamos a música 'Segura na mão de deus'", contou o padre após o último adeus dos amigos de Talma.
Além dos filhos de Talma, Raphael Bethlem, Stephan Borges e Matheus Faloppa Vieira, e da ex-mulher do diretor, Maria Zilda Bethlem, dezenas de celebridades estiveram presentes no velório do diretor da Globo. Angélica e Luciano Huck, Boni, Boninho e Ana FurtadoMalu Mader e Tony Bellotto, Xuxa, entre muitos outros, estiveram no local.
André Marques não conteve as lágrimas ao falar sobre Talma: "Minha história na TV só existe pelo Talma. Eu fui fazer teste para 'Malhação' para outro personagem e quando comecei a falar, ele mandou trocar meu texto pelo do Mocotó. Ele me disse: 'Seu personagem vai ser um sucesso. Foca no trabalho, que você vai arrebentar' e foi um sucesso. Aprendi muito com o Talma como profissional e como ser humano. Ele defendia a equipe como ninguém. Ele é um daqueles gênios que estão sempre a frente do seu tempo. Agora ele vai coordenar quem ele gosta dali de cima".
Marília Pêra contou que se divertia ao trabalhar com o profissional. "Todas as vezes em que fui convidada para trabalhar na rede Globo de televisão foi sob o núcleo do Talma. Acho que ele inovava deixando os atores brincar, ele deixava errar e depois editava de uma maneira melhor então era mais divertido fazer com ele porque você podia saltar no escuro, cair, aí ele falava 'ah, vamos fazer de novo'. Ele era um paizão bonachão", lembrou.Marcelo Faria explicou que Talma influenciou sua vida dentro e fora da TV. "Na minha vida ele foi indispensável, na arte e no teatro. Foi com ele que fiz meu primeiro espetáculo, minha primeira novela. Tinha uma figura bem parecida com a do Reginaldo, paterna. Puxou muito a minha orelha, me deu muito carinho. É um cara que amo muito e que vou amar para sempre", falou.Marcos Frota elogiou a objetividade do diretor: "Ele era um diretor que sabia o que queria, então era muito fácil de trabalhar com ele. Acho que era o diretor mais querido pela equipe técnica. Todos amavam ele".
 O diretor Jorge Fernando disse que se espelhava em Talma. "Ele é meu mestre. Tudo que sei de televisão foi ele quem me ensinou. Ele me pegou pela mão ... Eu e Guel Arraes ficamos dois anos assistindo o trabalho dele. Vimos ele criar e inventar. Ele era capaz de ter uma idéia, criar um programa no dia seguinte e colocá-lo no ar na semana seguinte. Ele tinha uma garra e olhava os jovens. Sempre os ajudava", contou.
Tony Ramos celebrou o legado de Talma. "Talma é imprescindível para a história da TV brasileira. Eu tive sorte de trabalhar com ele. Ele era um criador, rápido, era inventivo dentro da própria profissão. A lealdade e a grandeza dele eram enormes, características das grandes pessoas. Hoje está aqui desde o técnico de iluminação ao diretor geral. Ele era muito querido. E todos estamos aqui tentando celebrar o grande legado que ele deixou como diretor", falou.
Roberto Talma morreu às 2h43 da madrugada de quinta-feira, 23. O diretor da Globo, que tinha 65 anos, estava internado desde março no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio. A causa da morte, divulgada pela assessoria de imprensa do hospital, foi falência múltipla dos órgãos. Em 2002, Talma teve uma internação por conta de um infarto. Em 2012, ele se submeteu a uma angioplastia.
A atriz Maria Zilda, ex-mulher do diretor, deu um depoimento a Globonews: "Acho que como profissional todo mundo viu o que o Talma fez. Ele praticamente começou quando a Rede Globo começou, Ele inovou muito a linguagem das telenovelas e dos musicais. Era uma pessoa muito talentosa, brilhante. As ideias brotavam na cabeça dele e ele as executava divinamente."
  •  
Daniela Mercury e o diretor Roberto Talma (Foto: Instagram/ Reprodução)Daniela Mercury e o diretor Roberto Talma
(Foto: Instagram/ Reprodução)
Famosos lamentaram a morte
Muitos artistas usaram as redes sociais para lamentar a morte de Talma. No Instagram, a atriz Juliana Knust foi uma das primeiras pessoas a se manifestar: “Descanse em paz, meu querido amigo! Obrigada por tudo!”, disse. Preta Gil, Daniela Mercury, Angélica, Luciano Huck, Glória Perez entre muitos outros também homenagearam o diretor em seus perfis na web.
Roberto Talma Vieira nasceu no dia 29 de abril de 1949, em São Paulo. Sua família era proprietária de um circo no interior do estado. A mãe era bailarina e o pai trabalhou na Televisão como coordenador de programação da TV Rio.
Na televisão ele esteve à frente de novelas como "Saramandaia", "Água Viva", "De Corpo e Alma" e "Malhação". Um dos seus últimos trabalhos foi como diretor de núcleo do remake de "Gabriela", escrito por Walcyr Carrasco.
Rosamaria Murtinho (Foto: Anderson Borde e Marcelo Sá Barretto / AgNews)Rosamaria Murtinho (Foto: Anderson Borde e Marcelo Sá Barretto / AgNews)

Paula Burlamaqui (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Paula Burlamaqui (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
Paula Burlamaqui (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Paula Burlamaqui (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
Paula Burlamaqui (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Paula Burlamaqui (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
Maria Zilda Bethlem (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Maria Zilda Bethlem (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
Maria Zilda Bethlem (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Maria Zilda Bethlem (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
Padre Jorjão (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Padre Jorjão (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
Padre Jorjão (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Padre Jorjão (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
Xuxa (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Xuxa (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
Thiago Fragoso (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Thiago Fragoso (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
  •  
Daniel Filho e esposa (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Daniel Filho e Olivia Byington (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
Malu Mader e Tony Bellotto (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Malu Mader e Tony Bellotto (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
Raphael Bethlem (Foto: Anderson Borde e Marcelo Sá Barretto/AgNews)Raphael Bethlem e Stephan Borges, filhos de Roberto Talma (Foto: Anderson Borde e Marcelo Sá Barretto/AgNews)
Tony Ramos (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Tony Ramos (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
Felipe Camargo (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Felipe Camargo (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
Betty Faria e Tizuka Yamasaki (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Betty Faria e Tizuka Yamasaki (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
Luigi Baricelli (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Luigi Baricelli (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
Guilherme Leme e Vera Zimmerman (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Guilherme Leme e Vera Zimmerman (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
André Marques (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)André Marques (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
Diretor Jorge Fernando (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Diretor Jorge Fernando (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
Otávio Augusto (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Otávio Augusto e Rogério Gomes, o Papinha (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
Angélica e Luciano Huck (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Angélica e Luciano Huck (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
Maria Zilda (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Maria Zilda Bethlem (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
Marília Pêra (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Marília Pêra (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)

Fonte: Ego
Corpo de Roberto Talma é cremado no Rio Corpo de Roberto Talma é cremado no Rio Reviewed by oficialantenados on 19:58 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.