Para espantar calor no DF, pais fazem picolé de leite materno para bebês

Leite pode ser guardado por 15 dias no freezer, sem perder propriedades.
Crianças menores de 6 meses não devem consumir o alimento congelado.

Jéssica NascimentoDo G1 DF
Crianças se refrescam do calor com leite materno congelado (Foto: Fernanda Souza/Arquivo Pessoal)Crianças se refrescam do calor com leite materno congelado (Foto: Fernanda Souza/Arquivo Pessoal)
Com o objetivo de amenizar os efeitos do calor no Distrito Federal, mães e pais estão congelando leite materno e oferecendo o alimento em forma de picolé aos bebês. Segundo orientações da Anvisa Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o leite pode ser guardado por até 15 dias no freezer, sem perder suas propriedades nutricionais.
Para fazer o picolé materno, conhecido nas redes sociais como 'tetolé', as mães retiram o leite, colocam em uma forminha própria e deixam gelar. De acordo com a pediatra e coordenadora dos bancos de leite do Distrito Federal, Miriam Santos, o alimento deve ser oferecido imediatamente à criança após retirada do congelador.
"O picolé materno deve ser oferecido para crianças acima de 6 meses. As menores não têm habilidade para segurar o sorvete, mordê-lo ou chupá-lo. Na tentativa, elas podem acabar se engasgando ou machucando. No calor, elas também não precisam beber água. A mãe deve oferecer mais vezes o seio, caso a criança demonstre estar com fome ou calor."
Bruna Souza, de 1 ano e 11 meses, consome picolé de leite materno (Foto: Fernanda Souza/Arquivo Pessoal)Bruna Teixeira do Valle chupa picolé de leite materno
(Foto: Fernanda Souza/Arquivo Pessoal)
A professora Vanessa Cristiane, de 36 anos, é mãe da Bruna, de 1 ano e 11 meses. Ela conta que a ideia do picolé materno surgiu após uma conversa com a sogra. "No calor, fica difícil oferecer algo que não tenha muito açúcar ou que não seja industrializado. Como amamento a Bruna até hoje e ela gosta bastante de leite, optamos por oferecer o picolé materno. Faço vários e ela adora. Juntei o útil ao agradável."
Cuidados
Segundo a pediatra Miriam Santos, os pais devem lavar com água e sabão as formas de picolé e deixá-las secar naturalmente. É imprescidínvel que o alimento seja consumido em até 15 dias.

"A quantidade deve ser pouca, menos do que um copo médio, por exemplo. Se retirado do congelador e não consumido, o picolé deve ser descartado."
Para a modelo Regiane Souza, de 26 anos, o picolé de leite materno é uma ótima alternativa de refrescar a filha Alice de 8 meses. Os cuidados com a esterelização das forminhas de sorvete também não passam desapercebidos pela família.
"Minha filha sofre com o calor e eu não sabia o que oferecer para ela. Vi uma publicação nas redes sociais sobre o sorvete materno e adorei a novidade. O leite é enriquecido de proteínas e congelado deve ser uma delícia para o bebê. O único cuidado é com a limpeza adequada das forminhas."

Para espantar calor no DF, pais fazem picolé de leite materno para bebês Para espantar calor no DF, pais fazem picolé de leite materno para bebês Reviewed by oficialantenados on 10:55 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.