Food Park Carioca vai funcionar diariamente, com rodízio de trucks.
Espaço é inaugurado com 28 opções gastronômicas e música todos os dias.
A partir desta quinta-feira (15), o Rio passa a contar com o seu primeiro espaço permanente para food trucks. Trata-se do Food Park Carioca, inaugurado na Rua Mariz e Barros, na Tijuca, Zona Norte da cidade. Aberto diariamente, o local manterá cerca de 30 opções de Trucks, Bikes e Motos com gastronomia diferenciada. De segunda a quinta o local funciona das 12h às 22h, nas sextas e sábados das 12h às 23h e aos domingos das 9h às 21h.
Localizado no estacionamento de um hipermercado, o parque de alimentação a céu aberto em nada se assemelha às tradicionais praças de alimentação dos centros comerciais. “O [espaço ao] ar-livre é fundamental para se criar um espaço aconchegante, onde as pessoas vão não apenas para comer, mas para se divertir, confraternizar, ouvir música”, destaca o empresário Bruno Cypreste, de 38 anos, que diz ter se inspirado no Butantan Food Park de São Paulo para idealizar o espaço.
Bruno conta que teve a ideia de criar o Food Park Carioca há dois anos, após visitar um evento de Food Trucks no Parque Lage, na Zona Sul do Rio. “A diversidade de produtos, o alto nível da comida e o aspecto visual que causa a reunião desses trucks foi o estalo para planejar um espaço permanente deste tipo no Rio”, disse.
Aposta no orgulho tijucano
A escolha da Tijuca como berço deste espaço não foi aleatória, segundo o empresário. Ele disse ter analisado a viabilidade de implantar o Food Park em outros locais da cidade, mas que a característica do morador daquele bairro da Zona Norte e a proximidade com dois pontos turísticos de grande visitação, como o Maracanã e a Floresta da Tijuca, foram determinantes.
A escolha da Tijuca como berço deste espaço não foi aleatória, segundo o empresário. Ele disse ter analisado a viabilidade de implantar o Food Park em outros locais da cidade, mas que a característica do morador daquele bairro da Zona Norte e a proximidade com dois pontos turísticos de grande visitação, como o Maracanã e a Floresta da Tijuca, foram determinantes.
“O tijucano abraça os projetos do bairro onde ele mora. Ele gosta de vivenciar o local dele, tem orgulho de fazer parte dali. Além disso, a Tijuca tem grandes empresas, escolas”, destacou Bruno.
Inicialmente, o Food Park Carioca contará com 20 Food Trucks, seis Food Bikes e dois Moto Trucks. De acordo com o empresário Bruno Cypreste, idealizador do projeto, eles funcionarão em esquema de rodízio, o que irá garantir diversidade dos produtos oferecidos. Ele revela que há cerca de 140 trucks inscritos. “Os trucks vão ficar à vontade para sair e se aventurarem pelos eventos e ruas da cidade, e voltarem quando quiser”, ressaltou.
Entusiasmo dos novatos
Muitos dos empreendedores que estacionaram seus trucks na inauguração do Food Park Carioca são novatos no ramo da comida de rua e se mostram entusiasmados com a proposta do local. É o caso de Gisella Gindri, de 25 anos, que há três anos trabalha no mercado de casamentos e decidiu inovar. Antes, ela oferecia brigadeiros e sorvetes italianos, vendidos em atacado, para festas, e agora criou um produto novo para sua Bike Truck, o Gelatolé – sorvete servido no saquinho de sacolé.
Muitos dos empreendedores que estacionaram seus trucks na inauguração do Food Park Carioca são novatos no ramo da comida de rua e se mostram entusiasmados com a proposta do local. É o caso de Gisella Gindri, de 25 anos, que há três anos trabalha no mercado de casamentos e decidiu inovar. Antes, ela oferecia brigadeiros e sorvetes italianos, vendidos em atacado, para festas, e agora criou um produto novo para sua Bike Truck, o Gelatolé – sorvete servido no saquinho de sacolé.
“[o food truck] é um mercado em alta e a ideia de mobilidade é muito bacana. Em Niterói, onde moramos, não conseguimos autorização para vender nas ruas e praias. Aqui a gente viu a possibilidade de ter contato com o público e fazer a venda direta. E o feedback da clientela tem sido incrível”, disse Gisella, que se envaideceu dos elogios recebidos pelo seu Gelatolé na inauguração do espaço promovida para convidados.
No Rio, a prefeitura definiu 84 locais onde Food Trucks podem operar. Por meio de um sorteio, no entanto, ela habilitou apenas 38 para explorarem o serviço nas ruas da cidade, prometendo fiscalização severa para quem desrespeitar a licença.
“Aqui é a porta que a gente precisava. A gente comprou a ideia do Food Park assim como eles compraram a nossa”, afirmou Débora Vasconcelos, de 30 anos, que disse ter deixado de lado a profissão de jornalista para se dedicar à produção de doces. Antes da inauguração do parque, a venda de seus Woncakes (bolinhos feitos com farinha de castanha de caju e recheados com doces brasileiros) era limitada a eventos restritos pela cidade.
Assim como Débora, o casal Vanessa Ferraz, de 31 anos, e Juan León, de 32 anos, deixaram sua formação profissional de lado para empreender no ramo gastronômico. Ela é arquiteta, ele designer gráfico. Ambos contam que o trabalho em suas respectivas áreas ia de vento em popa em 2013, até que a crise os atingiu em 2014. Ao participarem de um vento de Food Trucks no Planetário da Gávea, eles tiveram o insight que precisaram para empreender. Criaram a Tequesos, produzindo tradicionais aperitivos venezuelanos.
“Começamos vendendo delivery, mas vimos que a Bike Truck poderia ser um grande diferencial. A gente viu aqui a possibilidade de ter um ponto fixo e não ficar dependendo dos eventos”, contou Vanessa. O produto da Tequesos é um queijo coalho enrolado em fina massa de trigo, servido com um molho especial. “Esse aperitivo é muito tradicional na Venezuela, mas a receita do molho é própria da minha família”, destacou o venezuelano Juan.
Outro casal que também está entusiasmado com o Food Park é Marinara Maia, de 22 anos, e Rafael Lemes, de 26. Eles levaram para o espaço o Duque Burger, marca da lanchonete que criaram em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, mas que decidiram colocar na estrada. Para o casal, a maior diferença entre servir hambúrgueres em um estabelecimento fechado e ao ar-livre é o apreço que o cliente tem pelo produto.
“Numa lanchonete o cliente vai apenas para comer. Aqui, a clientela vem para descontrair, conversar com os amigos, e apreciar uma comida diferenciada”, destacou Rafael.
Serviço:
Food Park Carioca
Onde: Estacionamento do Hipermercado Extra - Rua Mariz e Barros, 975 - Tijuca
Quando: De segunda a quinta-feira, de 12h às 22h; sexta e sábado de 12h às 23h; domingo de 9h às 21h
Quanto: A entrada é gratuita. As comidas têm preços que variam de R$ 10 a R$ 30.
Food Park Carioca
Onde: Estacionamento do Hipermercado Extra - Rua Mariz e Barros, 975 - Tijuca
Quando: De segunda a quinta-feira, de 12h às 22h; sexta e sábado de 12h às 23h; domingo de 9h às 21h
Quanto: A entrada é gratuita. As comidas têm preços que variam de R$ 10 a R$ 30.
Rio ganha, na Tijuca, primeiro espaço fixo para Food Trucks da cidade
Reviewed by oficialantenados
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22:14
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