Sensor detecta câncer de mama seis meses antes de nódulo aparecer

Pesquisadores da Unicamp desenvolveram um equipamento que detecta a formação de um câncer de mama, 6 meses antes de um nódulo aparecer.

O dispositivo, que tem o tamanho de uma moeda, possui 64 sensores. Segundo os pesquisadores, quando ele recebe sangue, transforma reação química em corrente elétrica e a partir de gráficos, ele mostra a concentração de uma proteína que se multiplica quando a doença aparece: a HER2.

"Meses antes de desenvolver o câncer de mama, essa proteína começa a ser liberada no sangue. Baseada nessa proposta, a gente tentou criar um dispositivo que fosse capaz de detectar essa proteína em concentrações bem baixas", afirma a pesquisadora Cecília de Carvalho e Silva.

Nanotecnologia

O departamento de química da Unicamp em parceira com a equipe de engenharia elétrica precisou de 4 anos de pesquisas para que o microchip pudesse ter contato com um líquido sem provocar o curto-circuito dos componentes. A nanotecnologia empregada é de fácil adaptação a outros equipamentos, como um smartphone, por exemplo.

Segundo os pesquisadores, a tecnologia pode ser ser utilizada fora dos laboratórios, em um consultório médico ou até mesmo em casa.

A nova criação pode ser usada como prevenção do câncer de mama, a doença que mais mata mulheres em todo o mundo, 8 milhões por ano segunda a OMS ( Organização Mundial de Saúde ).

Pesquisadores desenvolvem dispositivo para detectar câncer de mama (Foto: Reprodução/ EPTV)
Sensor detecta câncer de mama seis meses antes de nódulo aparecer Sensor detecta câncer de mama seis meses antes de nódulo aparecer Reviewed by oficialantenados on 18:44 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.