Madonna60: A era Erotica, Bedtime Stories, Evita e muito mais


Em 1992, Madonna teve um papel em "A League of Their Own", no qual interpretou Mae Mordabito, uma jogadora de beisebol em uma equipe só de mulheres. Ela gravou a canção do filme tema: "This Used to Be My Playground", que se tornou um hit número um na Billboard Hot 100. No mesmo ano fundou sua empresa de entretenimento próprio, Maverick, constituída por uma gravadora (Maverick Records), uma empresa de produção cinematográfica (Maverick Films) e associações com editores de livros, televisão, música, publicidade e merchandising. O acordo foi uma joint venture com a Time Warner e Madonna pagou um adiantamento de U$$60 milhões, dando-lhe royalties de 20% dos processos de música, uma das maiores taxas da indústria, igualado na época apenas pela taxa de Michael Jackson estabelecido no ano anterior com a Sony.

O primeiro lançamento da empresa foi o livro de Madonna, Sex. Ele consistia em imagens sexualmente provocativas e explícitas, fotografadas por Steven Meisel. O livro causou reação negativa forte da mídia e do público em geral, e ainda sim vendeu 1,5 milhões de cópias por U$$50 cada um em uma questão de dias.

 

 

 

Ao mesmo tempo, ela lançou seu quinto Álbum de estúdio, Erotica, que estreou em segundo lugar na Billboard 200. A "faixa-título" do disco alcançou a terceira posição da Billboard Hot 100. Erotica também produziu outros cinco singles: "Deeper and Deeper", "Bad Girl", "Fever", "Rain" e "Bye Bye Baby".


As imagens provocantes que foram sua marca registrada na década de 1990, continuaram com o conto erótico "Corpo em Evidência", um filme que contém cenas de sadomasoquismo e escravidão sexual. A produção foi mal recebida pela crítica. Ela também estrelou o filme "Dangerous Game", que foi lançado diretamente em VHS nos Estados Unidos. O The New York Times descreveu o filme como "raiva e dor, e a dor se sente de verdade." 

  

Em Outubro de 1993, ela embarcou na turnê The Girlie Show, onde se vestia como uma Dominatrix cercada por dançarinas de topless. Apesar da alta lucratividade, a turnê enfrentou reações negativas, principalmente em Porto Rico, onde ela esfregou a bandeira da ilha entre as pernas no palco. Essa foi a primeira turnê que Madonna trouxe para o Brasil, lotando o Maracanã no Rio de Janeiro e o Estádio do Morumbi em São Paulo, em shows históricos.

  




Os lançamentos de seus filmes de sexo explícito, álbuns e livros, e a aparência agressiva levaram os críticos a questionarem Madonna, referindo-se a cantora como uma renegada sexual. Ela enfrentou forte publicidade negativa dos críticos e fãs, que afirmaram que "ela tinha ido longe demais" e que sua carreira estava encerrada.

Segundo o biógrafo J. Randy Taraborrelli, a balada "I'll Remember", lançada em março 1994, foi uma tentativa de atenuar sua imagem provocadora. A canção foi gravada para o filme de Alek Keshishian "Com Honras". Ela fez uma participação moderada com Letterman no Video Music Awards e apareceu no The Tonight Show com Jay Leno, após perceber que ela precisava mudar sua direção musical a fim de sustentar sua popularidade.



Com seu sexto álbum de estúdio, Bedtime Stories, lançado em outubro de 1994, Madonna emprega uma imagem mais suave a fim de se reconectar com o público em geral. O álbum estreou na terceira posição da Billboard 200 e produziu quatro singles, incluindo "Secret" e "Take a Bow", tendo este último permanecido sete semanas consecutivas no topo da parada americana de singles.

Ainda durante o percurso ela se envolveu romanticamente com o personal trainer Carlos Leon. "Something to Remember", uma coleção de baladas, foi lançada em novembro de 1995. O álbum apresentou três novas canções: "You'll See", "One More Chance", e um cover de Marvin Gaye, "I Want You".

Nos últimos anos, Madonna comentou que ela gostava muito, dentre seus álbuns, de Like a Prayer e Something to Remember. "Embora eu concorde que todos os meus álbuns foram momentos decisivos para mim".

No ano seguinte, Madonna protagoniza o filme Evita, no qual ela interpretou o papel título de Eva Perón. Por um longo tempo, Madonna tinha desejado interpretar Perón e até mesmo escreveu ao diretor Alan Parker, explicando como ela seria perfeita para o papel. Depois de garantir, ela passou por um treinamento vocal e aprendeu sobre a história da Argentina e de Perón. Durante as filmagens ela ficou doente, muitas vezes, comentando que "A intensidade das cenas que temos estado a filmar e a quantidade de trabalho emocional e a concentração necessária para passar o dia são tão mental e fisicamente desgastantes que eu tenho certeza que terei que ser internada quando acabar."


Evita era um drama de época e quase 6.000 trajes eram necessárias para as cenas. Madonna vestiu 370 figurinos diferentes, ganhando-lhe um recorde mundial de mais mudanças de roupa em um filme. Após sua liberação, Evita recebeu apreciação crítica. Zach Conner da revista Time, comentou: "É um alívio dizer que Evita é muito, muito legal, bem expresso e generosamente visualizado. Madonna, mais uma vez, confunde as nossas expectativas. Ela interpreta Evita com um cansaço triste e tem mais do que apenas um pouco de qualidade de estrela. Amor ou ódio Madonna-Eva, ela é um ímã para todos os olhos." Madonna ganhou um Globo de Ouro de "Melhor Atriz em Filme Musical ou Comédia" pelo papel de Eva perón.





Ela lançou três singles da trilha sonora do filme, incluindo "You Must Love Me" (que ganhou um Oscar de Melhor Canção Original em 1997) e "Don't Cry for Me Argentina". Em 1996, Madonna se envolveu com o preparador físico cubano Carlos Leon, e engravidou. No dia 14 de outubro do mesmo ano, Madonna deu à luz sua primeira filha, Lourdes Maria Ciccone Leon.




Não perca amanhã, a era Ray of Light, Music e a Drowned World Tour.

E pra quem gosta de festa, o site Madonna Online, o maior site brasileiro sobre a cantora, organiza em parceria com a gravadora Warner Music a tradicional Festonna, que acontece quase que mensalmente no Rio de janeiro e em São Paulo. Em comemoração aos 60 anos da rainha, Belo Horizonte também vai ganhar uma edição da festa. Mais informações e vendas de ingressos no site ou na página do Madonna Online no facebook.



Fonte: Wikipedia
Madonna60: A era Erotica, Bedtime Stories, Evita e muito mais Madonna60: A era Erotica, Bedtime Stories, Evita e muito mais Reviewed by oficialantenados on 12:59 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.