Madonna60: Like a Virgin, a música que estourou Madonna no mundo


Madonna assinou um contrato com a Sire Records, um selo pertencente à Warner Bros Records. Seu primeiro single, "Everybody", foi lançado em 06 de outubro de 1982, e se tornou um hit nas pistas de dança. Ela começou a desenvolver seu álbum de estreia, auto-intitulado, que foi primeiramente produzido por Reggie Lucas, um produtor da Warner Bros. No entanto, ela não estava feliz com as faixas produzidas e discordou com as técnicas de produção de Lucas, assim decidiu procurar ajuda adicional. Madonna foi morar com o namorado John "Jellybean" Benitez, pedindo sua ajuda para terminar a produção do álbum. Benitez remixou a maioria das faixas produzidas, além de "Holiday", que foi o seu terceiro single.  O álbum alcançou a posição número oito na Billboard 200, tendo vendido cerca de dez milhões de cópias, e emplacou os hits "Holiday", "Borderline" e "Lucky Star".

Aos poucos, seu estilo e roupas, suas performances e os vídeoclipes de suas músicas começaram a influenciar o público feminino. Seu estilo tornou-se uma tendência de moda feminina da década de 1980. Ela foi criada pelo estilista e designer de jóias Maripol e o olhar consistiu em tops de renda, saias sobre calças capri, meia arrastão, levando jóias de crucifixo, pulseiras e cabelos descoloridos.



Ela alcançou o reconhecimento mundial após o lançamento de seu segundo álbum de estúdio, Like a Virgin, em 1984. O disco liderou as paradas em vários países e tornou-se seu primeiro álbum número um na Billboard 200. A faixa-título, "Like a Virgin", conquistou o topo da Billboard Hot 100 por seis semanas consecutivas. Madonna atraiu a atenção de organizações familiares, que se queixaram de que sua música e os seus acompanhantes de vídeo promoviam sexo antes do casamento e haviam comprometido os valores da família. Conservadores e moralistas exigiram diversas vezes o banimento dos vídeos e singles da cantora. Madonna ainda estava sob fogo cruzado, quando performou "Like a Virgin" no MTV Video Music Awards, onde ela apareceu no palco em cima de um bolo de casamento gigante, vestida de noiva, com o seu "Boy Toy", famoso cinturão da cantora nos Anos 1980. O desempenho é observado pelos estudiosos e pela MTV como uma atuação icônica na história da emissora. Nos últimos anos, Madonna comentou que ela ficou realmente aterrorizada com o desempenho. Ela lembrou: "Eu me lembro de meu empresário Freddy gritando para mim, 'Oh meu Deus! Que você estava fazendo? Você estava usando um vestido de noiva. Oh meu Deus! Você estava rolando no chão!' Foi o mais bravo, a coisa com mais flagrantes sexuais que eu já tinha feito na televisão." 







Like a Virgin foi certificado como álbum de diamante pela Recording Industry Association of America por suas 10 milhões de cópias comercializadas em território americano, e no total vendeu mais de 24 milhões de cópias em todo o planeta. A Associação Nacional de gravação Merchandisers e o Rock and Roll Hall of Fame listou o álbum como um dos "200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame", em 1998.


"Fiquei surpresa pela forma como as pessoas reagiram com "Like a Virgin", porque quando eu fiz essa canção, para mim, eu estava cantando sobre como algo me fez sentir de uma certa maneira - nova e fresca - e todos interpretaram como eu se eu não quisesse ser mais virgem. Foda-se meu cérebro! Não é isso que eu cantei em tudo. 'Like a Virgin "foi sempre absolutamente ambígua", disse Madonna sobre o desempenho e polêmicas de "Like a Virgin".

O vídeo da música retratou Madonna navegando a Ozark de Veneza, uma gôndola, bem como roaming em torno de um palácio com um vestido de casamento branco. Com o vídeo, os estudiosos observou retrato de Madonna de uma mulher sexualmente independente, o simbolismo da aparência de um homem com máscara de leão ao de Saint Mark, e comparou o erotismo do vídeo para a vitalidade da cidade de Veneza. 







Madonna cantou a música em praticamente todas as suas turnês. Na grande maioria das vezes, suas performances de "Like a Virgin" foram associadas com a reação forte e alvoroço da mídia. E quem não se lembra da icônica apresentação com Britney Spears e Cristina Aguilera no VMA de 2003, que resulto em beijo na boca e muita polêmica?


Assista ao vídeo da performance:



"Like a Virgin" foi regravada por vários artistas e já apareceu em filmes como Reservoir Dogs, Moulin Rouge! e Bridget Jones: No Limite da Razão. A canção é conhecida pelo seu efeito profundo sobre a sociedade. Os grupos familiares tentaram proibi-lo, já que acreditavam que a música promovido sexo sem casamento. Por outro lado, persona pública de Madonna de uma vontade indomável, sexualmente desinibida, mulher extremamente confiante foi amplamente aceito pela geração mais jovem que emulado seu estilo e moda. Os estudiosos têm creditado "Like a Virgin", como a canção que cimentou seu lugar no cenário da música pop.


A partir de abril de 1985, Madonna embarcou em sua primeira turnê na América do Norte, a The Virgin Tour, com os Beastie Boys abrindo grande parte dos shows. Madonna comentou: "Aquela turnê toda foi uma loucura, porque eu fui de tocar no CBGB e na Mudd Club a tocar em arenas esportivas. Toquei em um pequeno teatro em Seattle, e as meninas tinham retalho em saias e calças cortadas abaixo dos joelhos, luvas de renda, rosários, laços no cabelo e brincos de argola. [...] Depois de Seattle, todos os shows foram transferidos para arenas."



Não perca amanhã, tudo sobre "True Blue", o terceiro álbum de Madonna.

E pra quem gosta de festa, o site Madonna Online, o maior site brasileiro sobre a cantora, organiza em parceria com a gravadora Warner Music a tradicional Festonna, que acontece quase que mensalmente no Rio de janeiro e em São Paulo. Em comemoração aos 60 anos da rainha, Belo Horizonte também vai ganhar uma edição da festa. Mais informações e vendas de ingressos no site ou na página do Madonna Online no facebook.



Fonte: Wikipedia
Madonna60: Like a Virgin, a música que estourou Madonna no mundo Madonna60: Like a Virgin, a música que estourou Madonna no mundo Reviewed by oficialantenados on 11:42 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.